Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Justiça obriga o DETRAN/RJ a devolver valor da multa à motorista que se negou a realizar o teste do “bafômetro”

Publicado por VALTER DOS SANTOS
há 7 anos

Um motorista que alegou ter ingerido um “bombom de licor”, Após ter sido parado em uma blitz da operação “lei seca”, ocasião em que lhe foi solicitada a realização de teste do bafômetro. O homem teria se recusado, informando ter ingerido uma “trufa de licor de chocolate”.

Justia obriga o DETRANRJ a devolver valor da multa motorista que se negou a realizar o teste do bafmetro

Também argumenta que, muito embora solicitado o certificado de calibração do etilômetro, não houve atendimento por parte do agente local. Assim foi multado e por isso terá o valor da multa, ou seja, R$ 1.915,40, devolvido, corrigida desde 2013, bem como a anulação da multa e a proibição de anotação dos pontos em seu prontuário.

Isto ocorreu porque a 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, entendeu que na época, as autoridades deveriam ter adotado outros indícios para comprovar que o motorista teria ingeriu bebida alcoólica.

Vale lembrar que só em 2016 é que o Código de Trânsito Brasileiro foi alterado para considerar infração gravíssima a mera recusa em se submeter ao teste do bafômetro (ART. 165 – A, do CTB).

Na época, o motorista questionou a calibração do aparelho de medição do teor alcoólico (com base na resolução nº 432, de 23 de janeiro de 2013, do conselho nacional de trânsito), segundo o motorista, os agentes de trânsito o abordaram de modo que ele se sentiu coagido a realizar o teste.

Diante disto ele entrou com um recurso contra a multa. Entretanto, o pedido foi negado na primeira instância. Então, ele apelou ao Tribunal de Justiça - RJ. E, na segunda instância (13ª Câmara Cível), considerou está correto o motorista que se recusou a se submeter ao teste do bafômetro com base na legislação aplicável na época.

Com informações extraídas do Processo0319040-96.2014.8.19.0001 - cópia da decisão no email: va0421@gmail.com

  • Sobre o autorProfessor
  • Publicações345
  • Seguidores499
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações955
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-obriga-o-detran-rj-a-devolver-valor-da-multa-a-motorista-que-se-negou-a-realizar-o-teste-do-bafometro/450058997

Informações relacionadas

Pierre Finóchio Assis, Advogado
Modeloshá 6 anos

Defesa contra teste de bafômetro (índice de alcoolemia de 0,29 mg)

Tiago Cippollini, Advogado
Artigoshá 6 anos

Principais argumentos para Recorrer da Multa de Bafômetro (Atualizado em 2022)

Atualização Direito, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Recurso de multa por recusa ao teste do bafômetro

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Jurisprudênciahá 8 anos

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL XXXXX-96.2014.8.19.0001 RIO DE JANEIRO CAPITAL 6 VARA FAZ PUBLICA

Recurso - TJSP - Ação Anulação - Procedimento do Juizado Especial Cível

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)