jusbrasil.com.br
1 de Março de 2021

Como comercializar os imóveis adjucados - Pessoa Jurídica e Pessoa Física (Corretor de Imóveis)

Credenciamento de Pessoa Jurídica e Pessoa Física (Corretor de Imóveis) do ramo imobiliário para intermediação de venda de imóveis não de uso de propriedade da CAIXA

VALTER DOS  SANTOS, Professor
Publicado por VALTER DOS SANTOS
há 2 anos

Enquanto isto é um problema para as pessoas que têm que devolver o seu imóvel por não haver honrado com os pagamentos, para os Corretor de Imóveis é uma grande oportunidade.

Isto porque, existe a possibilidade de Corretores credenciados fazer venda direta de imóveis da CAIXA, ser remunerados com 5% do valor da venda.

Veja também: Corretor de Imóveis, você está preparado para Era Digital?

Veja, o convênio firmado pela CAIXA e o Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci) permitiu a abertura de editais de credenciamento, em todos os estados e no Distrito Federal para que corretores de imóveis possam atuar na venda direta de imóveis retomados do banco.

O Cofeci estima que há mais de 370 mil corretores e 60 mil imobiliárias aptos a se credenciar para poder auxiliar a CAIXA na venda dos milhares de imóveis em todo o Brasil que foram retomados por falta de pagamento dos antigos donos. Na prática, eles podem vender os imóveis da CAIXA diretamente e ajudar os interessados a concluir o processo de compra.

COMO FAZER?

Para ser habilitado a comercializar os imóveis adjucados, o corretor deve ler o edital de sua região no site www.caixa.gov.br/compras-caixa e realizar o credenciamento na unidade da CAIXA indicada. Caminho no site: no quadro azul Compras da Caixa, clicar em Licitações Instauradas, em seguida escolher a região de abrangência mais próxima para acessar os editais abertos.

A intermediação dos corretores não traz qualquer custo ao mutuário. Os profissionais serão remunerados com 5% do valor da venda, arcados pelo dono do imóvel, no caso, a CAIXA, como já ocorre tradicionalmente no mercado imobiliário brasileiro.

QUAIS IMÓVEIS POSSO COMERCIALIZAR?

Tanto as imobiliárias quanto os corretores que tenham credenciamento aprovados serão autorizados apenas a comercializar os imóveis da CAIXA que estão em venda direta. São casas e apartamentos que já passaram por leilão ou concorrência pública e não encontraram compradores, sendo, então, liberados para a venda direta ao consumidor.

Todos os imóveis da CAIXA em venda direta estão expostos no site (X) Imóveis. No portal, o cliente pode ter acesso a detalhes da casa ou apartamento e agendar uma visita caso o imóvel esteja desocupado. A partir de agora, ele também tem a opção de ir a uma imobiliária ou procurar um corretor para iniciar o processo.

VALTER DOS SANTOS - CRECISP 192.244

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)