Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Empregado registrado tem direito de averbar tempo de serviço trabalhado para fins previdenciários ainda que a contribuição não seja recolhida

...uma vez comprovada a efetiva prestação de serviço, mesmo que o empregador não tenha recolhido o INSS e as contribuições previdenciárias de sua incumbência

Publicado por VALTER DOS SANTOS
há 5 anos

A Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) obrigou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a fazer a averbação de tempo de serviço trabalhado pelos autores da ação como tempo de serviço para fins previdenciários, mesmo não havendo recolhimento das contribuições previdenciárias pelo empregador.

Em primeira instância, o Juízo da 21ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, já havia concedido o direito aos trabalhadores, de averbar como tempo de serviço trabalhado, o período exercido sem que houvesse o devido recolhimento das contribuições previdenciárias por parte do empregador.

O INSS por sua vez, interpôs recurso de apelação ao TRF1, alega em síntese, que não houve recolhimento das contribuições previdenciárias pelo empregador, e por essa razão os trabalhadores não fazia jus à contagem do tempo trabalhado para efeito de contribuições previdenciária.

Leia também: Conheça o método prático para alcançar honorários extraordinários e estabilidade financeira na advocacia AQUI!

Contudo, de acordo com o relator do caso, o desembargador federal João Luiz de Sousa, em relação à parte autora, “uma vez comprovada a efetiva prestação de serviço, mesmo que o empregador não tenha recolhido o INSS e as contribuições previdenciárias de sua incumbência por disposição legal (artigo 30, I, alínea a, da Lei 8.212/1991), tem direito à averbação do período de serviço trabalhado para fins de concessão de benefício”. (grifei)

O magistrado ressaltou a comprovação por meio de documentos, da comprovação dos registros da carteira de trabalho e previdência social (CTPS) e os contracheques, demonstrando que os autores foram devidamente registrados e que havia recolhimento pelo empregador dos valores referentes às contribuições previdenciárias.

Assim afirmou o desembargador, “não seria razoável que o trabalhador fosse prejudicado quanto à contagem do período efetivamente laborado para fins de tempo de serviço em razão de falta do empregador e culpa na atividade de fiscalização a cargo da autarquia federal”. (eu grifei)

Para o relator, os trabalhadores atendem à exigência do artigo 55, § 3º, da nº Lei 8.213/1991 para fins de reconhecimento de tempo de contribuição, fazendo jus à pleiteada averbação para fins previdenciários.

Confira também: tudo o que você precisa saber de direito previdenciário para passar no concurso do INSS!​

Diante disto, todos os julgadores, acompanhando o voto do relator, assegurando aos trabalhadores, o direito de averbar tempo de serviço trabalhado para fins previdenciários ainda que a contribuição não tivesse sida recolhida. Dando parcial provimento à apelação do INSS, apenas para reduzir a verba honorária.

Para ler a EMENTA e ACÓRDÃO do julgado acesse AQUI!

  • Sobre o autorProfessor
  • Publicações345
  • Seguidores499
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações294
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empregado-registrado-tem-direito-de-averbar-tempo-de-servico-trabalhado-para-fins-previdenciarios-ainda-que-a-contribuicao-nao-seja-recolhida/766829891

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)