Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

INSS pode CANCELAR automaticamente o benefício previdenciário nesses casos

Decisão do STF autoriza o INSS a CANCELAR, automaticamente o benefício previdenciário. Entenda!

Publicado por VALTER DOS SANTOS
há 4 anos

Em 06/06/2020, o Supremo Tribunal Federal (STF), conclui o Julgamento Tema 709, o qual trata da “Possibilidade de percepção do benefício da aposentadoria especial na hipótese em que o segurado permanece no exercício de atividades laborais nocivas à saúde.” (grifei)

Posto em outras palavras, pretendia-se com esse julgamento, verificar se o trabalhador que obteve a concessão da aposentadoria especial, caso permaneça trabalhado em atividades consideradas prejudiciais à saúde ou à integridade física, deveria continuar recebendo o benefício especial, sob pena de suspensão da aposentadoria concedida.

Neste ponto, é importante lembrarmos que essa discussão nasceu com o Recurso Extraordinário - RE 791961 (precedente) -, originário do Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF4) com sede em Porto Alegre/RS, em que se reconheceu a inconstitucionalidade do § 8º Art. 57, da Lei n. 8213/91.

Importante esclarecer, que o dispositivo acima, tem a seguinte redação:

Lei n 8.213/91
(...) Art. 57 7 § 8 8 Aplica-se o disposto no art. 46 6 ao segurado aposentado nos termos deste artigo que continuar no exercício de atividade ou operação que o sujeite aos agentes nocivos constantes da relação referida no art. 58 8 desta Lei.

O artigo 46 da mesma lei, estabelece que o aposentado por invalidez que retornar voluntariamente à atividade terá sua aposentadoria automaticamente cancelada, a partir da data do retorno.

No STF, o Recurso Extraordinário - RE 791961, ajuizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foi provido, ou seja, deu razão ao INSS, fixando uma tese em repercussão geral, o qual encontra-se assim redigida:

I) É constitucional a vedação de continuidade da percepção de aposentadoria especial se o beneficiário permanece laborando em atividade especial ou a ela retorna, seja essa atividade especial aquela que ensejou a aposentação precoce ou não.
II) Nas hipóteses em que o segurado solicitar a aposentadoria e continuar a exercer o labor especial, a data de início do benefício será a data de entrada do requerimento, remontando a esse marco, inclusive, os efeitos financeiros. Efetivada, contudo, seja na via administrativa, seja na judicial a implantação do benefício, uma vez verificado o retorno ao labor nocivo ou sua continuidade, cessará o benefício previdenciário em questão”.

Em suma, tem-se que, caso o segurado tenha concedida a aposentadoria especial, em razão do exercício de atividades consideradas prejudiciais à saúde ou à integridade física, e retorne a exercer suas atividades nas mesmas condições, o INSS esta autorizado cancelar automaticamente o beneficio previdenciário, com base na tese firma pelo STF.

Veja os detalhes no vídeo abaixo!

Para ler a íntegra do RECURSO EXTRAORDINÁRIO 788.092 acesse AQUI!

  • Sobre o autorProfessor
  • Publicações345
  • Seguidores499
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1397
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inss-pode-cancelar-automaticamente-o-beneficio-previdenciario-nesses-casos/906349760

Informações relacionadas

Rubijefson Gentil Pedrosa Dantas, Advogado
Artigoshá 7 meses

O INSS pode cancelar meu Benefício concedido judicialmente?

Nota Dez
Notíciashá 16 anos

Aposentadoria: Segurado pode desistir do pedido antes de sacar benefício

Gisele Jucá, Advogado
Artigoshá 11 anos

A anotação na CTPS, ainda que não conste no CNIS, tem presunção relativa de veracidade pra fins previdenciários

Defensoria Pública da União
Notíciashá 5 anos

INSS só poderá cancelar benefícios depois de exaurida a via administrativa

Pauta Jurídica
Notíciashá 5 anos

INSS não pode cancelar aposentadoria sem assegurar ao beneficiário o contraditório e a ampla defesa

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)